Procedimentos realizados Dr. Charlston.

Exame complementar muito importante para detectar insuficiência venosa e falha na bomba periférica. São dados muito úteis e que não se consegue com outros exames como a ecografia vascular. A pletismografia é um exame não invasivo, ativo e dinâmico. Da uma ideia real da doença vascular.

Consiste no estudo do sistema vascular com ultrassom especifico para vasos, artérias e veias dos membros inferiores, superiores e vasos do abdome. Este exame não necessita de qualquer preparação (a não ser o ABDOMINAL, que precisa de JEJUM), não traz complicações ou outros efeitos secundários.

Este tipo de exame tem como objetivo detectar placas de gordura nos vasos sanguíneos, obstruções e aneurismas (dilatações). Permite a apreciação da estrutura do vaso (dimensão e existência de lesões) e a avaliação do fluxo do sangue.

Exame realizado para visualização direta das varizes e vasinhos com projeção de imagem de REALIDADE AUMENTADA na pele do paciente. Ajuda no planejamento fleboestético e na ilustração para demonstração do tratamento, facilitando o entendimento do paciente. É utilizada tanto no consultório ou no centro cirúrgico antes do procedimento, potencializando os resultados. Muito utilizada como método auxiliar na cirurgia e tratamento de laser transdérmico (técnica CLACS).

Exame complementar de diagnóstico que utiliza o ultrassom para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro) localizadas no pescoço.

Destina-se ao estudo do estado da parede arterial (pesquisa de estenoses por placas de aterosclerose), auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções.

Exame não invasivo, que permite analisar as artérias aorta e ilíacas e seus respectivos fluxos sanguíneos. Avalia com mais precisão doenças, como:

Aterosclerose, aneurismas, obstruções, entre outras.

O método não utiliza nenhum tipo de radiação e também não apresenta efeitos colaterais. Requer apenas o jejum para melhor avaliação. Em pacientes obesos a visualização fica as vezes prejudicada.

Exame não invasivo, realizado em um aparelho de ultrassom que permite a avaliação das veias Cava e ilíacas, que levam o sangue proveniente das pernas em direção ao coração. Tem a finalidade de verificar a presença de estenoses (dificuldade na passagem do sangue) e trombose (coágulo).

Exame de ultrassonografia com doppler colorido que estuda o fluxo nas artérias renais, desde sua origem na aorta abdominal até o rim, procurando identificar áreas de estenose nestes vasos(Hipertensão renovascular).

Indicado para investigação de hipertensão arterial secundária, especialmente em pacientes jovens que podem estar com displasia fibromuscular. Investigação de doença aterosclerótica desses vasos em pacientes idosos também é motivo de realização deste exame.

Detecta através de diferença de pressão e pico de pressão sistólica alguma doença arterial.

Detecta através de diferença de pressão e pico de pressão sistólica alguma doença arterial e estimula a vasodilatação periférica por stress (esteira), muitas vezes subdiagnosticada por outros médotos como o doppler (história de claudicação ou fraqueza nas pernas durante caminhada).

É um procedimento realizado em portadores de varizes de médio e grosso calibre. A necessidade ou não de internação vai depender da extensão do procedimento, e varia da alta no mesmo dia até 1 dia de internação. O tempo de repouso é mais prolongado, se estendendo por 7 a 10 dias, dependendo do caso e extensão. Com as novas técnicas, esse tempo pode reduzir (Técnica de Endolaser e Espuma, explicadas adiante).

Este procedimento vai tratar as veias mais visíveis na pele. Assim serão retiradas as safenas se estiverem doentes, as colaterais, as perfurantes, as veias reticulares. Portanto são tratadas as “raízes” do problema (veias nutridoras), os “troncos” (ramos colaterais) e os “galhos” (microvarizes). As “folhas” (os vasinhos) serão tratadas posteriormente com a técnica de CLACS ou espuma na forma de complementação ambulatorial (no consultório) após cicatrização.

O procedimento consiste em introduzir uma microfibra na veia safena doente. Em seguida, dispara-se o laser com cauterização dentro do vaso lesionado, colabando-o totalmente. Ao proporcionar uma recuperação mais rápida, essa técnica também permite que o paciente tenha alta no mesmo dia, retorne às atividades cotidianas dentro de 24 horas e pratique exercícios mais pesados depois de uma semana. É preciso que o médico tenha um treinamento para realizá-lo.

Realiza a remoção de um trombo (coágulo), sob orientação de imagem. Pode ocorrer obstrução de artérias e veias com necessidade deste procedimento com urgência. Há risco de perda de membro quando ocorre obstrução arterial ou de embolia pulmonar quando há obstrução venosa. Também realizada de forma complementar após Escleroterapia com Espuma e drenagem de coágulos superficiais.

Procedimento em que se realiza o tratamento das doenças circulatórias, utilizando cateteres, fios, stents, balões de dilatação, dentre outros equipamentos, manipulados à distância e monitorados por telas (monitores e radioscopia). É necessário uma subespecialização pelo médico assistente.

Tratamento moderno que une o uso do laser transdérmico, escleroterapia (injeção de glicose hipertônica a 75%), resfriador de pele (Cooler) guiado pelo uso de equipamento de Realidade Aumentada (Scanner vascular). Eficaz contra varizes, procedimento tem risco baixo de complicações alérgicas e manchas.

Tratamento que elimina completamente as varizes e os pequenos vasinhos. A técnica consiste em aplicar uma substância esclerosante chamada Polidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que estas desapareçam. O paciente retorna às suas atividades habituais logo após a sessão, sem interromper sua rotina. Apenas exercícios vigorosos são contraindicados no primeiro mês após o tratamento, em veias safenas e em vasos muito calibrosos.

Procedimento diagnóstico invasivo por cateterismo de vasos (artérias e veias) que define com maior exatidão o tamanho da estenose (entupimento) e o diâmetro do vaso a ser tratado. Também localiza pontos de compressão (Sindrome de May-Thurner-Cockett) na veia ilíaca comum esquerda, que muitas vezes explica o edema unilateral (membro inferior esquerdo). Exame especifico realizado apenas por médico com treinamento.

As varizes podem ocorrer também no útero e anexos (ovários) e causarem desconforto abdominal, dor durante ou após a relação sexual, varizes perivaginais e determinar o surgimento de varizes nas coxas mesmo após ter operado (recidiva de varizes). O tratamento por Embolização é minimamente invasivo e deve ser feito por médico vascular com subespecialidade de Endovascular.

A eliminação de miomas uterinos sem necessidade de cirurgia pode ser feito também por Embolização. O tratamento requer menor tempo de internação e pode evitar uma retirada cirúrgica do útero. Também requer sub especialidade de Cirurgia Endovascular. Há casos de acompanhamento em conjunto e complementação cirúrgica ginecológica.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta 08h às 12h - 14h às 18h