QUAL É O MELHOR EXERCÍCIO PARA A CIRCULAÇÃO?

A má circulação nada mais é do que a dificuldade do sangue fluir pelas veias ou artérias. Quando isso ocorre, o corpo começa a dar alguns sinais: tom azulado ou arroxeado na região afetada, inchaço, sensação de dormência ou pele seca e escamosa, etc. A consequência disso é o aparecimento de varizes, trombose, doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) e outras doenças do aparelho circulatório.

O sedentarismo e doenças relacionadas como obesidade, tabagismo, diabetes, hipertensão e colesterol alto estão entre as principais causas da má circulação. Mas melhorá-las é bem simples! Como?

É inegável os benefícios que a prática de atividade física traz para a saúde e a caminhada é a opção perfeita para melhorar a circulação! É um exercício simples e, na maioria dos casos, não há contraindicação. Dedique pelo menos 30 minutos do seu dia e mantenha o seu ritmo. Comece com caminhadas leves, não precisa extrapolar.

De acordo com o livro “Cuide de você e tenha mais qualidade de vida – Vol. IV”, a caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação da hemoglobina e oxigenação do corpo. Além disso, também torna o transporte de oxigênio mais eficiente às extremidades.

A caminhada também ajuda a regular os níveis de colesterol, agindo na diminuição na síntese de gorduras que podem se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos.

O que você está esperando para se exercitar agora mesmo? A atividade física evita o risco de doenças cardiovasculares , fortalece a musculatura e ainda evita a formação de varizes e trombose. Não deixe a sua saúde de lado, qualquer movimento conta!

Se você sente que a sua circulação não está boa, não ignore os sintomas. Procure um angiologista ou cirurgião vascular e investigue!

Fonte: Rodrigues, Rômulo B. Cuide de você e tenha mais qualidade de vida. Volume 4, 148 p.