A trombose é a obstrução de um vaso (artéria ou veia) por um coágulo de sangue. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região afetada. A depender do local afetado e da extensão do quadro, os sintomas da trombose variam, sendo os mais comuns: inchaço, vermelhidão, limitações de movimento, dor e calor local. Os membros inferiores são os locais mais comuns de trombose.

🔹 Causas da trombose


As causas mais comuns da doença são:

🔹 Quais são os sintomas da trombose?


A trombose pode ser absolutamente assintomática. Quando presentes, os principais sintomas são:

🔹 Prevenção

A prevenção para reduzir a probabilidade de ter trombose envolve, desde praticar exercícios físicos, manter uma alimentação adequada, não fumar e evitar o sedentarismo além de controlar as doenças crônicas (diabetes e hipertensão).

⚠️ Pessoas com histórico familiar de trombose, principalmente grávidas, devem realizar testes específicos de sangue. Se houver tendência genética para a formação de coágulos, certas medidas podem ser adotadas para evitar ou amenizar trombose.

Importante lembrar: a trombose, se não tratada corretamente, pode evoluir para algumas complicações, como a embolia pulmonar, e provocar, inclusive, a morte. Por isso, assim que surgirem os primeiros sintomas, procure imediatamente um médico angiologista ou cirurgião vascular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?