Sim! De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial têm varizes, sendo 70% mulheres e 30% homens, ou seja, mulheres têm mais varizes do que os homens.

A hereditariedade é um dos mais fatores de risco mais relevantes. Além disso, pessoas que passam muito tempo de pé estão mais propensas a passar pelo problema. 

Há alguns fatores que fazem com que o público feminino tenha mais varizes do que o masculino e as diferenças naturais do organismo é que justificam isso. São elas:

  1. Os hormônios: mulheres passam por uma série de variações hormonais que são determinantes para o aparecimento de varizes. O uso de pílulas anticoncepcionais e a necessidade de reposição hormonal, devido à menopausa, também colaboram para que as varizes apareçam ou piorem; 
  2. Maternidade: os períodos de gestação também podem favorecer o surgimento de varizes nas mulheres. O que justifica é a variação de peso natural sobre os membros inferiores, em conjunto com a flutuação hormonal; 

Por fim, saber que a mulher é quem sofre mais com as varizes não libera os homens de tomarem, também, todos os cuidados. É recomendável, para ambos os sexos, caminhar diariamente para estimular a circulação e bombear o sangue das pernas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?