A trombose é uma condição que afeta o corpo por meio da formação de um ou mais coágulos que acabam por impedir o fluxo sanguíneo de fluir normalmente por dentro das veias e das artérias que integram o sistema circulatório.

Existem diferentes tipos de trombose sendo que eles se relacionam de acordo com área do corpo onde a trombose está localizada.

Essa é uma condição mais comum nos membros inferiores, como coxas e pernas. Mas, o paciente pode também apresentar trombose nos pés e trombose nos braços.

Quais são os sintomas de trombose?

Nem sempre o paciente que possui trombose apresenta sintomas. No entanto, quando isso acontece, é comum que ele sinta:

– Dor;

– Inchaço de membro;

– Ardência;

– Calor;

– Alteração na cor, que pode ficar vermelha, azul ou arroxeada;

– Rigidez na musculatura da região

Se o coágulo vai até o pulmão, o paciente pode apresentar ainda dor no peito e nas costas, tosse com sangue e respiração curta e rápida (embolia pulmonar).

Existem diferentes causas para a trombose, sendo que essa é uma condição comum após longas internações hospitalares com um amplo período de imobilidade, após viagens prolongadas em aviões e ônibus e após o uso contínuo de medicamentos anticoncepcionais e de reposição hormonal.

Pacientes fumantes, obesos e com varizes nas pernas também possuem maiores chances de desenvolver a trombose.

Tratamento

O médico vascular vai orientar corretamente o tratamento de forma medicamentosa ou se necessário uma cirurgia de urgência nos casos agudos.

Nos casos crônicos, o acompanhamento é mandatório, a fim de evitar complicações e recidiva do problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?